Como a PATERNIDADE PRESENTE contribui com as empresas

Sabe aquela figura do pai provedor, que participa da vida dos filhos apenas ou majoritariamente como meio de sustento financeiro? Já tem um tempo que esse estereótipo de paternidade não representa a diversidade de famílias existentes. 

A pesquisa “Retrato da Paternidade no Brasil” de 2022, mostra as mudanças do papel da figura paterna nos últimos anos, ressignificando alguns estereótipos sobre o papel exercido pelo pai. Apenas 9% dos entrevistados se consideram “pais provedores”, ou seja, que têm como principal responsabilidade garantir o sustento da prole.

Por outro lado, metade, 50%, consideram-se “pais participativos”, ou seja, aqueles que acompanham o desenvolvimento dos filhos e filhas e sempre estão à disposição. Esses dados reforçam o movimento da “Paternidade Consciente”, um movimento em crescimento e que gera impactos saudáveis, não só na vida dos pais, como também na vida dos filhos e filhas, das mães e, pasmem, até das Empresas.

Gráfico com resultados da Pesquisa Retrato da Paternidade no Brasil para a pergunta "Qual seu estilo como pai".

E as empresas com isso?

A paternidade presente representa para os pais maior satisfação e realização profissional e, para as empresas, melhores resultados de negócio. O exercício da parentalidade traz softs kills que podem ser somadas ao trabalho. Empatia, liderança, gestão de crise, gestão de recursos, comunicação, entre outras, são habilidades desenvolvidas pelas figuras parentais que participam ativamente do cuidado de filhos e filhas. Quem não quer um profissional desses, não é mesmo? 

E tem mais: de acordo com uma pesquisa da Gallup, colaboradores engajados tornam marcas até 22% mais lucrativas. Por isso, é importante que as empresas também assumam o seu papel como rede apoio do time, fortalecendo a cultura de acolhimento a parentalidadeQuando isso acontece, cria-se um elo de cumplicidade e confiança, aumentando a percepcção de bem-estar dos colaboradores, favorecendo a inovação e aumentando a lucratividade. 

Indo além: Pai Presente e o papel das Empresas como Rede De Apoio

Imagem do evento Café com Transformação da Consultoria Maternidade nas Empresas sobre Pai Presente e o papel das Empresas como Rede De Apoio com Ismael dos Anjos.

Neste evento do Café com Transformação, conversamos com Ismael dos Anjos, coordenador de pesquisa do documentário “O Silêncio dos Homens” sobre como as empresas podem ser rede de apoio e de que forma isso se conecta aos melhores resultados de negócio.

>> Clique aqui e assista a live completa

Mês dos Pais: trabalhe o tema da paternidade na sua empresa

Ao contribuir com o crescimento de outro ser humano, as empresas também crescem. Que tal aproveitar o mês de agosto para valorizar a função do cuidado e, principalmente, entender o potencial dessas ações para gerar impactos reais para os negócios? Pode ser mais fácil do que você imagina!

>> Entre em contato conosco por WhatsApp ou marque uma reunião para conhecer nossas Soluções para o Mês dos Pais da sua empresa.