Equidade de gênero: precisamos falar com os homens

Já percebeu como o cuidado com a saúde e o bem-estar é frequentemente associado ao universo feminino? As meninas, desde a infância, são estimuladas a cuidarem de si e das pessoas, brincando de casinha e de professora, por exemplo. Raramente o cuidado de si e do outro é reforçado nas brincadeiras dos meninos. 

Segundo a pesquisa “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero”, iniciativa da ONU Mulheres e do Papo de Homem, 62% dos homens e 51% das mulheres acreditam que “é dever do homem sustentar a família”. Mas quando olhamos para o cuidado com a casa e família, as mulheres brasileiras dedicam quase o dobro do tempo que os homens (PNAD, 2022). Ou seja, ainda vivemos em uma sociedade que acredita na ideia de que as tarefas de cuidado são de responsabilidade das mulheres, enquanto os homens saem para o mercado de trabalho.

O cuidado não estar presente no “modelo de homem” amplificado pela sociedade, gera inúmeros prejuízos para os próprios homens, para as mulheres, as famílias e para a sociedade em geral. No Brasil, por exemplo, o número de suicídios por parte dos homens é quatro vezes maior do que os cometidos pelas mulheres. Os homens também estão mais expostos ao abuso de drogas, violência e acidentes de trânsito.

Entendemos que existe interesse por parte dos homens para mudar esse cenário e que, muitas vezes, seja por vergonha ou receio, não sabem como ou por onde começar a cuidar da própria saúde física e mental. Para isso, é preciso desconstruir essa visão limitada do que significa “ser homem”. Existe espaço para sensibilidade, para o diálogo, para o compartilhamento de vulnerabilidades e para o respeito genuíno por si e pelas outras pessoas. As empresas têm papel fundamental nisso, ao abrir espaços para os homens romperem com o silêncio e conversarem sobre temas que normalmente ficam em segundo plano, promovendo reflexões que ajudam a criar uma sociedade mais justa e humana para todos e todas.

Sonhando os homens do futuro

Na nossa última Live Café com Transformação, recebemos Guilherme N. Valadares e Zé Ricardo Oliveirado Instituto Papo de Homem, para falar sobre a pesquisa inédita ‘Meninos: Sonhando os homens do futuro’. Foi um bate-papo rico e descontraído sobre os principais achados da pesquisa e dicas práticas de como podemos contribuir para a construção de novos modelos de masculinidade. 

O conteúdo completo está salvo no nosso LinkedIn. Para assistir, é só clicar.