O viés da maternidade é o principal viés relacionado ao gênero (Lean In). É aquela crença de que, depois que é mãe, a mulher não vai ser mais comprometida com a carreira, não vai querer assumir desafios, não é mais competente, não vai querer viajar.
Como as empresas estão lidando com o viés de maternidade?
Na experiência de mais de 5 anos da MNE junto às empresas em que atuou, ficou perceptível que o trabalho é combustível para a maioria das mães.
Felizmente, algumas empresas estão começando a agir para que o acolhimento das figuras parentais não seja mais dependente exclusivamente da liderança e torne-se de fato uma política da organização.
“As empresas não fazem isso porque são boazinhas. Isso gera resultado de negócio, as pessoas livres, sendo quem elas são, tornam-se mais produtivas”. (Luciana Cattony – Revista Exame)
A frase acima foi retirada de um trecho do vídeo do evento “Agora é que são elas”, da Revista Exame e Aladas. Para conferir o vídeo na íntegra, basta dar o play:
Embed do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=svggHZy4KyY
É preciso reconhecer que o viés da maternidade existe, mas isso só não basta. É preciso agir para combatê-lo. O viés da maternidade, além de ser um grande equívoco, acaba intensificando as desigualdades de gênero.
Maternidade: Substantivo Plural

Esse texto da Juliana Sampaio (Revista TPM) nos inspira aqui na consultoria Maternidade nas Empresas e nos mostra de maneira muito cativante o que queremos reforçar em diversas ocasiões junto às empresas.
No Dia das Mães e Famílias, por exemplo, trabalhamos com a temática “Maternidade: substantivo plural. Mãe não é tudo igual.”

Nossa missão é tirar da invisibilidade o papel das mães, desconstruindo vieses e ampliando o debate para as diferentes interseccionalidades. Afinal, mãe não é tudo igual!
Como a MNE trabalha o viés de maternidade nas empresas?
Abordamos a maternidade / parentalidade como autodesenvolvimento e falaremos sobre a importância do respeito e empatia para a construção de uma cultura inclusiva e alcance da equidade de gênero. Também buscamos uma oportunidade junto às lideranças, proporcionando um letramento sobre o acolhimento da parentalidade e figuras parentais em suas equipes.
E pra ficar ainda mais interativa a nossa celebração, oferecemos também o EquiGame, o Jogo da Equidade, numa versão especial sobre a parentalidade no universo corporativo que dá dicas práticas para combater o viés da maternidade.
São soluções leves, com conteúdo relevante e formato inovador. Afinal, ninguém aguenta mais do mesmo!

Jogue para vencer a crença da “pós-mothernidade”.
Cada ação, cada palavra, cada decisão no hoje é uma semente do que colheremos amanhã. Confira nosso cardápio de soluções para serem aplicadas dias do ano. Para transformar, é preciso constância!
1) TALK: “MATERNIDADE: SUBSTANTIVO PLURAL. MÃE NÃO É TUDO IGUAL.”
2) TALK + PAINEL: “O QUE FILHOS E FILHAS ENSINAM PARA CARREIRA”
3) LETRAMENTO PARA LIDERANÇA: “ACOLHENDO A PARENTALIDADE NA MINHA EQUIPE”
4) JOGO ONLINE: “EQUIGAME: O JOGO DA EQUIDADE DE GÊNERO – ESPECIAL PARENTALIDADE”
Embed do vídeo: https://youtu.be/TtXkBfPr0z4
Todas as nossas soluções incluem kit de ativação pré e pós evento (como convite, cards para sustentação da mensagem para serem compartilhados nas redes internas) e material de apoio para os participantes.

Vamos nos unir para lidar com o viés de maternidade?
A pandemia trouxe novos desafios para homens, mulheres e figuras parentais. Sendo assim, as empresas que se comprometem de fato com as pessoas do time, por uma escuta ativa, flexibilidade para todas as pessoas – e não somente para as mães – e pelo compromisso com a equidade de gênero alcançarão resultados acima da média.
Para saber mais das nossas soluções, acesse o documento abaixo, ou marque uma reunião.
Você e a sua empresa são agentes de transformação na construção de um mundo mais justo, igualitário e feliz. Vem com a gente transformar! 🙂
Este texto foi escrito por:
Luciana Cattony
TEDx Speaker, Sócia Fundadora da consultoria Maternidade nas Empresas e Mestra em Design Estratégico.
Para ler uma versão estendida desse artigo no Linkedin, clique aqui.
___________________________________________________________________
Sobre a Maternidade nas Empresas
Trabalhamos desde 2017 para o fortalecimento da equidade de gênero e a valorização da parentalidade no universo corporativo. O conceito de nossa metodologia nasce de um núcleo integrado de conhecimentos: Equidade de Gênero + Parentalidade no Trabalho + Employee Experience + Dilemma-Driven Design.
Quer gerar impacto positivo nas pessoas do time, suas famílias e, obviamente, nos resultados do negócio? Entre em contato com a gente!